domingo, 25 de julho de 2010

sábado, 24 de julho de 2010

Facinante-Telescópio acha 140 planetas



Cientistas anunciaram a descoberta de 140 novos planetas parecidos com a Terra encontrados nas últimas semanas. Com os novos dados, os cientistas acreditam que existam cerca de 100 milhões de planetas parecidos com o nosso e que possam abrigar vida apenas na Via Láctea

O telescópio Kepler descobre planetas quando eles passam em frente a sua estrela, assim como registra Vênus ou Mercúrio ao passarem em frente ao Sol.


quinta-feira, 22 de julho de 2010

Descoberta a maior estrela do Universo


Luminosidade, segundo astrônomos, é 10 milhões de vezes superior à do Sol


É um “monstro” com uma massa 265 maior do que a do nosso Sol – e com uma luminosidade quase 10 milhões de vezes superior. Uma equipe de astrônomos liderada pelo astrofísico britânico Paul Crowther, da Universidade de Sheffield, descobriu o que seria a mais massiva estrela já vista no Universo.Batizado de R136a1, o colosso fica a 165 mil anos-luz da Terra, em um conglomerado de estrelas novas na Nebulosa da Tarântula, uma nuvem de gás e poeira na Grande Nuvem de Magalhães – galáxia-anã que é uma espécie de satélite da Via Láctea. A estrela não pode ser vista a olho nu ou mesmo com telescópios comuns. A descoberta foi feita com a ajuda do Telescópio Muito Grande (VLT, na sigla em inglês), no deserto de Atacama, norte do Chile, e com material de arquivo do telescópio espacial Hubble.

Se substituísse o Sol como ponto central do nosso Sistema Solar, a estrela gigante tornaria a vida na Terra impossível, devido à força de sua radiação ultravioleta.

Astrônomos desvendam mistério da formação das estrelas gigantes


Astrônomos obtiveram a primeira imagem de um disco de poeira que rodeia uma estrela bebê de grande massa, obtendo indícios diretos de que as estrelas de grande massa se formam da mesma maneira que as suas irmãs menores.A equipe de astrônomos observou o objeto conhecido como IRAS 13481-6124. Com cerca de vinte vezes a massa do nosso Sol e cinco vezes o seu raio, a jovem estrela, que se encontra ainda rodeada pelo seu casulo pré-natal, situa-se na constelação do Centauro, a cerca de 10.000 anos-luz de distância."Esta é a primeira vez que conseguimos imagens das regiões interiores do disco em torno de uma estrela jovem de grande massa", diz Kraus. "As nossas observações mostram que a formação funciona do mesmo modo para todas as estrelas, independentemente da massa."
Os astrônomos concluíram que o sistema tem cerca de 60.000 anos de idade, e que a estrela já atingiu a sua massa final. Devido à imensa radiação da estrela - que é 30.000 mais brilhante que o nosso Sol - o disco começará rapidamente a evaporar-se.
O disco estende-se até cerca de 130 vezes a distância Sol-Terra - ou 130 unidades astronômicas (UA) - e tem uma massa idêntica à da estrela, isto é, cerca de vinte vezes a massa do Sol. Adicionalmente, observou-se que a parte interior do disco parece não ter poeira.

segunda-feira, 19 de julho de 2010

Ministro defende ensino de astronomia e astronáutica nas escolas


Livros publicados pela Agência Espacial Brasileira serão distribuídos na rede pública de todo o País


O ministro da Educação, Fernando Haddad, disse nesta quinta-feira que assuntos como astronomia, astronáutica e mudanças climáticas devem estar cada vez mais inseridos nas atividades curriculares da rede pública de ensino.
“Estamos tendo a chance de fazer agora o que deveríamos ter feito há tempos. Estamos recuperando nossa capacidade de desenvolvimento educacional”, disse durante a cerimônia de lançamento dos três volumes dos livros que compõem a coleção Explorando o Ensino. As publicações se referem à astronomia, astronáutica e a mudanças climáticas e farão parte do currículo escolar da rede pública.
Fazem parte da coleção os volumes 11 e 12, intitulados Fronteira Espacial – Astronomia e Astronáutica e 13, intitulado Mudanças Climáticas. Mais de 73 mil exemplares de cada volume foram distribuídos em escolas públicas de todo Brasil.
Segundo um dos escritores dos livros, o jornalista científico Salvador Nogueira, a elaboração das obras representa uma conquista e contribuição significativa para a educação pública.
“É uma pena que a astronomia não esteja tão presente nas escolas. Essas publicações são uma maneira de trazer para as escolas parte da ciência que antes não era vista”, disse.
O lançamento é iniciativa da Agência Espacial Brasileira em parceria com o Ministério da Educação

sexta-feira, 16 de julho de 2010

Personagens de ‘Star Wars’ invadem metrô nos EUA

Um dia comum na vida de todos os usuários de metrô em Nova York (EUA). Até que, de repente, a Princesa Leia, personagem da saga “Star Wars”, entra e se senta em um assento.Depois, é a vez dos stormtroopers, a tropa do império galáctico, invadirem o metrô para prender Leia – que é entregue a ninguém menos do que o vilão Darth Vader!A cena foi recriada pelo grupo norte-americano de teatro Improv Everywhere e arrancou risadas dos usuários do metrô.

Evento em SP celebra os 20 anos de `O Império Contra Ataca´


Independente de qual lado da Força prefiram, os fanáticos da série de filmes “Star Wars” já podem começar a tirar a poeira do sabre de luz e deixar a postos o manto Jedi. A partir deste sábado, dia 17, um grande evento em São Paulo celebra os 30 anos do longa “O Império Contra Ataca” (1980), segundo filme da saga a chegar aos cinemas e, geralmente, considerado pelos críticos como o melhor dos seis títulos da série.Embora o encontro 30 Anos de Império seja motivado pelo aniversário do segundo filme da franquia, trata-se, na verdade, de uma grande celebração de toda a série – é a chance de os adoradores de Luke Skywalker, Darth Vader, Han Solo e Princesa Leia de todo o país se encontrarem para trocar impressões, material e informações. Além, é claro, de se vestirem como os seus personagens preferidos.O evento é organizado pelo fã clube oficial 501st. A programação inclui a presença de clones, apresentações de coreografias, exibição de vídeos, bate-papos e uma presença bastante especial: a de Silvio Navas, dublador no país do personagem Darth Vader.George Lucas: o poder do criador Desde que o primeiro filme da saga “Star Wars” (“Guerra nas Estrelas”, de 1977) foi lançado, um novo tipo de cinema nasceu: espetacular, repleto de efeitos especiais, passado em um mundo de fantasia com o qual é possível traçar um paralelo com nossa realidade. O nome do idealizador da série, George Lucas, se tornou sinônimo de “superprodução” e diversão garantida ao grande público. Da série, ele dirigiu só quatro longas: os episódios um, dois, três e quatro – mas imprimiu sua marca e participou ativamente das produções dos demais


Aniversário de “O Império Contra Ataca” Quando: Neste sábado, a partir das 9hOnde: No Estação Ciência (Rua Guaicurus, 1.394, Barra Funda)Quanto: R$ 4 + 1 kg de alimento não perecível

terça-feira, 13 de julho de 2010

Eclipse total na Ilha de Páscoa


Milhares de turistas e cientistas assistiram neste domingo a um eclipse solar total na Ilha de Páscoa, na costa do Chile, famosa por suas misteriosas estátuas.
O único fenômeno do tipo deste ano pode ser visto apenas de algumas ilhas do Pacífico Sul, a partir das 15h15m (de Brasília). Ele chegou à Ilha de Páscoa às 17h11m, antes de terminar em algumas regiões no sul da Argentina e do Chile.O eclipse solar acontece quando o Sol e a Lua se alinham com a Terra. Como o Sol é cerca de 400 vezes maior do que a Lua, mas também está a uma distância cerca de 400 vezes maior da Terra. O efeito durou pouco menos de cinco minutos na Ilha de Páscoa. Antes o acontecimento, o tempo estava nublado, mas pouco antes do eclipse, as nuvens se dissiparam, deixando o céu azul à mostra.
O eclipse cruzou cerca de 11 mil quilômetros da Terra, mas a maior parte da sombra ficou sobre o Pacífico. O momento mais longo do elipse, de quase cinco minutos e meio, aconteceu no meio do oceano.
Fonte : R7

quarta-feira, 7 de julho de 2010

Eclipse solar de 11 de julho de 2010

O eclipse solar de 11 de julho de 2010 será visto do sul do Oceano Pacífico e de parte do extremo sul da América do Sul e ocorrerá no fim da tarde no horário local. Será parcial em algumas cidades do sul do continente e não será visível no hemisfério norte. O eclipse será total nas Ilhas Cook,[1] na Polinésia Francesa,[2] na Ilha de Páscoa[3] e no extremo sul do Chile e da Argentina, no fim da tarde.



domingo, 4 de julho de 2010