quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

terça-feira, 15 de novembro de 2011

O maior mistério da Humanidade

Essa parte foi retirada da Série Cosmos episódio ( O Limiar da Eternidade) ,no qual Carl Sagan aborda com ceticismo ,um dos maiores mistérios da humanidade.

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Astronautas da viagem simulada a Marte voltam para a Terra.


Seis voluntários saíram nesta sexta-feira do isolamento de um ano e meio em uma cápsula lacrada, ao final de uma experiência realizada por um centro de pesquisas em Moscou sobre os efeitos que uma viagem real ao planeta Marte poderiam causar no organismo dos seres humanos.

Um pesquisador rompeu o lacre da cápsula e os seis membros da "tripulação" saíram para o mundo exterior, em bom estado físico, segundo as imagens da tv russa.

"A tripulação internacional terminou sua missão de 520 dias", afirmou o comandante Alexei Sityov.

Os astronautas agora serão submetidos a uma bateria de exames médicos.

Os seis homens passaram 520 dias na cápsula colocada no estacionamento do Instituto de Moscou depois de ter sido lacrada no dia 3 de junho de 2010.

A equipe integrada apenas por homens foi formada por três russos (dois médicos e um engenheiro), um astronauta chinês em treinamento e dois engenheiros enviados pela Agência Espacial Europeia (ESA), um francês e um ítalo-colombiano.

O experimento simulou um "lançamento" em junho do ano passado e o "pouso" em Marte em fevereiro. Os voluntários realizaram "caminhadas espaciais" com o traje completo em um espaço preparado com areia antes de deixar o planeta vermelho e "voar" de volta para a Terra.

"Passar 520 dias com pessoas de diferentes grupos, diferentes nacionalidades e mentalidades não é nada fácil. Eles se comportaram de forma notável", disse na terça-feira Mark Belakovsky, vice-diretor do programa.

O projeto chegou a ser ridicularizado, já que a experiência não saiu do solo, sem a ausência de gravidade, como em um voo real. Mas os organizadores seguiram estritamente as regras de um voo real, inclusive com os 20 minutos de atraso nas comunicações.

As agências espaciais que se associaram ao projeto Marte 500 disseram que a experiência desempenhou um papel fundamental ao provar que pessoas são capazes de enfrentar a solidão e a frustração de uma longa viagem para Marte e retornar.
Fonte:



http://www.pernambuco.com/ultimas/nota.asp?materia=20111104085038&assunto=18&onde=Curinga

Asteróide passou perto da Terra.

sábado, 29 de outubro de 2011

Substância pode ser mais comum no universo do que se pensava.


Astrônomos detectam a presença de vapor de água em um disco de poeira ao redor de uma estrela a 175 anos-luz de distância da Terra. A descoberta foi divulgada na revista "Science" por pesquisadores que utilizaram dados do Observatório Espacial Herschel, da agência espacial europeia (ESA).

Segundo os especialistas, a estrela é jovem - possui "apenas" 10 milhões de anos de idade - e o anel de poeira ao seu redor pode dar origem a um conjunto de planetas no futuro. O astro está localizado na direção da constelação de Hidra.

Vapor de água não era novidade para os cientistas em áreas mais próximas das estrelas, porém nunca havia sido detectado nas partes mais externas dos discos de poeira.


FONTE:http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2011/10/astronomos-detectam-vapor-de-agua-em-disco-de-poeira-ao-redor-de-estrela.html

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

domingo, 18 de setembro de 2011

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Facinante


Em 1966, o capitão Kirk, da série Jornada nas estrelas, aparecia na TV segurando um aparelhinho chamado tricorder. Ele servia para comunicação sem fio, em tempo real, com a nave Enterprise, em órbita a centenas de quilômetros de altura. Transmitia voz, permitia ver vídeos e acessar dados de modo interativo. Numa época em que os telefones ainda eram de baquelita, o tricorder parecia um sonho impossível. Com a chegada da quarta geração de celulares – desde o fim de 2009, disponível em algumas cidades escandinavas; a partir do mês que vem, nos Estados Unidos; e do segundo semestre, no Japão e em outros países da Europa –, será possível afirmar que o sonho do tricorder se tornou realidade.

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Novo Fenômeno Natural tem Nome: Crown Flash



Seriam algo relacionado a parélios e nuvens pileus, onde os cristais de gelo no topo de nuvens de tempestade se realinhariam rapidamente – em conjunto, em velocidades superiores à do som — em resposta quase imediata às mudanças dos campos elétricos de tempestades próximas.

Mais informações veja em : http://www.ceticismoaberto.com/fortianismo/6286/novo-fenmeno-natural-tem-nome-crown-flash

domingo, 14 de agosto de 2011

Em nome da natureza. Os castanheiros mortos no Pará provaram que é possível viver da floresta sem destruí-la. Mas pouca gente entendeu a lição.

/www.amazoniainforma.org/2011/07/em-nome-da-natureza-os-castanheiros.html
DEFENSOR: José Cláudio Ribeiro posa em frente à maior castanheira que conhecia. Protegê-las custou sua vida.

O assentamento Praia Alta Piranheira está no lugar onde já existiu o maior castanhal da Amazônia, na região de Marabá, leste do Pará. Originalmente, era um milhão de hectares ocupados por povos indígenas, apontado pelos estudiosos como lugar de origem da planta que dá a castanha-do-brasil. Pouco restou. Hoje, quase tudo foi desmatado para dar lugar a pastagens. Foi nessa região que os castanheiros e ativistas José Cláudio Ribeiro e sua esposa, Maria do Espírito Santo, ambos de 54 anos, tentavam preservar um dos últimos resquícios da floresta.


leia reportagem em:

Fonte: http://www.amazoniainforma.org/2011/07/em-nome-da-natureza-os-castanheiros.html

Os caçadores de ETs precisam de dinheiro


Como é o trabalho dos cientistas que buscam por vida inteligente fora da Terra. E por que o fechamento de um dos maiores telescópios do mundo pode atrasar essa descoberta


leia a reportagem em:http:
http://revistagalileu.globo.com/Revista/Common/0,,EMI244274-17773,00-OS+CACADORES+DE+ETS+PRECISAM+DE+DINHEIRO.html




quinta-feira, 11 de agosto de 2011

A incrível história da do contato da SALYUT-6


“No dia 18 de junho de 1981, o Gosplan convocou uma reunião extraordinária, com a presença de especialistas em UFOs, cosmonautas e autoridades soviéticas, inclusive militares. Seu moderador foi o próprio chefe do programa espacial soviético, General Georgi Timofeevict Beregovoy. Ao seu lado estava Vladimir Kovalyonok [transliterado também como Kovalenok], o cosmonauta que, em companhia de Viktor Savinikh [Savinykh], permanecera 77 dias no espaço, a bordo da estação Salyut-6. … A revelação que fizeram foi de aturdir o mundo. Trata-se simplesmente da história de um contato de 2º grau – que só não foi de 3º porque o comando da missão terra, instruiu: NYET. A Salyut-6 fez contato com uma nave extraterrestre durante 4 dias (com interrupções) e orbitaram juntas, a uma distância de 400 km de nosso planeta. O evento envolveu cinco astronautas : Kovalyonok, Savinikh e três ETs a bordo do veículo desconhecido que tinha a forma de uma esfera”.

Mais informaçôes:http: http://ceticismoaberto.cjb.net/

domingo, 24 de julho de 2011

domingo, 26 de junho de 2011

Supernova deixaria Hemisfério Sul sem noite por um mês



Entre todos os fenômenos descritos na Ciência, a explosão de uma supernova está entre os mais potentes no que diz respeito à liberação de energia. Ao explodirem, essas estrelas produzem objetos extremamente brilhantes, os quais declinam até se tornarem invisíveis, passadas algumas semanas ou meses. Se muito próxima da Terra, uma supernova poderia liberar radiação gama e X suficiente para aquecer a superfície do nosso planeta e fazer a atmosfera e os oceanos evaporarem.


Eta Carinaea


A próxima explosão de uma supernova a ser observada na nossa vizinhança pode ser a de Eta Carinae, uma estrela a 7,5 mil anos-luz do nosso planeta. Visível apenas no Hemisfério Sul, ela chegou a rivalizar com Sirius no ano de 1843 como uma das estrelas mais brilhantes do céu.


Décadas depois, foi observado que Eta Carinae estava perdendo sua luz até que, surpreendentemente, ela dobrou de brilho. Graças às pesquisas realizadas pelo professor do Instituto de Astronomia da Universidade de São Paulo (USP) Augusto Damineli foi possível provar que a estrela é na realidade um sistema duplo e passa por eventos de baixa excitação, algo como "apagões", a cada 5 anos e meio. E o próximo já tem data: será no inverno de 2014.


Felizmente, quando Eta Carinae explodir, a maior parte da energia liberada será espalhada ou absorvida pela imensidão do espaço. Por estarmos a uma distância suficientemente grande da estrela, a explosão de raios gama também não atingirá a Terra. Não é possível prever com exatidão quando isso vai acontecer, mas quando o astro se for, a luminosidade será como a de 10 luas no Hemisfério Sul. "Seria praticamente um mês sem noite", diz Damineli.


Supernovas no passado


Enquanto supernovas foram observadas em galáxias vizinhas, elas são eventos raros na Via Láctea, e as que observamos nem fizeram um "espetáculo" como o que pode ser causado por Eta Carinae. "Nos anos 1054, 1572 e 1612 explodiram como supernovas estrelas dentro de um raio de cerca de 7500 anos-luz, que foram visíveis durante o dia, mas como o planeta Venus, que é a estrela D'alva".


Caboclo D'Água aterroriza em Minas Gerais

terça-feira, 21 de junho de 2011

Cientistas detectam movimentação do polo norte magnético


O polo norte magnético da Terra está avançando em direção à Rússia a quase 64 quilômetros por ano devido a mudanças magnéticas no núcleo do planeta, afirma nova pesquisa. O núcleo é profundo demais para que os cientistas detectem diretamente seu campo magnético. Mas os pesquisadores podem inferir os movimentos do campo acompanhando como o campo magnético terrestre muda na superfície e no espaço.

Agora, novos dados analisados sugerem que existe uma região de magnetismo em rápida transformação na superfície do núcleo, possivelmente sendo criada por uma misteriosa "pluma" de magnetismo proveniente do interior do núcleo.

E essa região pode estar deslocando o polo magnético de sua posição de longa data no norte do Canadá, disse Arnaud Chulliat, geofísico do Institut de Physique du Globe de Paris, na França.

Fonte: http://noticias.terra.com.br/ciencia/noticias/0,,OI4185432-EI8147,00-Cientistas+detectam+movimentacao+do+polo+norte+magnetico.html

segunda-feira, 9 de maio de 2011

sexta-feira, 6 de maio de 2011

Simplesmente Escotismo



Em todo Jamboree Escoteiro Mundial cada Associação Escoteira monta um estande para mostrar aos escoteiros de todo o mundo parte da sua história, cultura, distintivos...

No Jamboree Mundial realizado em 2007, na Inglaterra, os Suecos resolveram fazer algo a mais. Afinal, queriam chamar a atenção para o próximo Jamboree, que será sediado por eles, em 2011.

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Acontaceu em 1859.

A maior tempestade solar já registrada aconteceu em 1859. As mudanças repentinas no campo magnético do sol são responsáveis pelas erupções solares. As gigantescas explosões na superfície do sol liberam grande quantidade de energia e massa no
espaço.

quinta-feira, 21 de abril de 2011

Em luto





Para quê preocuparmo-nos com a morte? A vida tem tantos problemas que temos de resolver primeiro.
Confúcio
O homem fraco teme a morte, o desgraçado chama-a; o valente procura-a. Só o sensato a espera.
Benjamin Franklin
Combater e morrer, é pela morte derrotar a morte, mas temer e morrer é fazer-lhe homenagem com um sopro servil.
William Shakespeare
A vida não passa de uma oportunidade de encontro; só depois da morte se dá a junção; os corpos apenas têm o abraço, as almas têm o enlace.
Victor Hugo
Ó doçura da vida: Agonizar a toda a hora sob a pena da morte, em vez de morrer de um só golpe.
William Shakespeare
A fama é para os homens como os cabelos – cresce depois da morte, quando já lhe é de pouca serventia.
Albert Einstein
A morte não é nada para nós, pois, quando existimos, não existe a morte, e quando existe a morte, não existimos mais.
Epicuro
O homem não tem poder sobre nada enquanto tem medo da morte. E quem não tem medo da morte possui tudo.
Léon Tolstoi
Os covardes morrem várias vezes antes da sua morte, mas o homem corajoso experimenta a morte apenas uma vez.
William Shakespeare
Nisto erramos: em ver a morte à nossa frente, como um acontecimento futuro, enquanto grande parte dela já ficou para trás. Cada hora do nosso passado pertence à morte.
Séneca
Acreditamos ficar tristes pela morte de uma pessoa, quando na verdade é apenas a morte que nos impressiona.
Gabriel Meilhan
o
A morte de cada homem diminui-me, porque eu faço parte da humanidade; eis porque nunca pergunto por quem dobram os sinos: é por mim.
John Donne
Toda despedida é dor… tão doce todavia, que eu te diria boa noite até q amanhecesse o dia.
William Shakespeare
A morte não é a maior perda da vida. A maior perda da vida é o que morre dentro de nos enquanto vivemos.
ÉO gosto de minha morte na boca deu-me perspectiva e coragem. O importante é a coragem de ser eu mesmo.
Friedrich Nietzsche
Se vale a pena viver
e se a morte faz parte da vida,
então,
morrer também vale a pena…
Immanuel Kant

-->

terça-feira, 15 de março de 2011

Coca-Cola quer ser dona de Jesus ????

Guaraná Jesus é um refrigerante cor de rosa com sabor adocicado, lembrando vagamente cravo e canela, devido a estes serem dois de seus (segundo a lenda) 17 ingredientes, muito popular no estado do Maranhão
1920 – A fórmula do Guaraná Jesus, foi criada pelo farmacêutico Jesus Norberto Gomes, que ironicamente era ateu, e que chegou a ser excomungado por causa disso. O guaraná surgiu de uma tentativa de fabricar um remédio , que devido a um acidente não se chegou ao produto desejado. Mas o novo xarope agradou muito os netos do farmacêutico. Nascia uma bebida muito popular , na cidade de São Luís no estado do Maranhão. Partes dos ingredientes que compõe o refrigerante estão extratos de guaraná, cafeína, teofilina e teobromina


"Me vê um Jesus, aí!"

É desse jeito que o maranhense pede o seu refrigerante preferido. Tão típico quanto a cultura do bumba-meu-boi no Estado, o emblemático guaraná Jesus tem coloração cor-de-rosa, gosto de canela e cravo e é muito, muito doce. Fenômeno de vendas sem ter praticamente nenhuma verba publicitária (a bebida só é distribuída no Maranhão), desafia os conceitos de marketing e, agora, está fazendo até a todo-poderosa Coca-Cola, que negocia a compra do produto, se render aos seus encantos. O refrigerante tem um slogan que a acompanha há décadas e que até hoje é estampado nos rótulos: "Guaraná Jesus, o sonho cor-de-rosa".

sexta-feira, 4 de março de 2011

Teoria da catástrofe de Toba.O Apocalipse já aconteceu

De acordo com a teoria da catástrofe de Toba, 70 a 75 mil anos atrás um evento supervulcânico no Lago Toba, em Sumatra, reduziu a população humana mundial a 10 mil ou talvez a meros mil casais, criando um efeito de gargalo na evolução humana. A teoria foi proposta em 1998 por Stanley H. Ambrose da University of Illinois at Urbana-Champaign.


Nos últimos três a cinco milhões de anos, após humanos e outras linhagens de símios divergirem da linhagem hominida, a linhagem humana produziu uma variedade de espécies, incluindo H. ergaster, H. erectus, H. neanderthalensis e possivelmente H. floresiensis.
De acordo com a teoria da catástrofe de Toba, as consequências de uma erupção vulcânica massiva reeduziram severamente a população humana. Isto deve ter ocorrido em torno de 70.000–75.000 anos atrás quando a caldeira de Toba na Indonésia entrou em uma erupção de categoria 8 (ou "mega-colossal") no índice de Explosividade Vulcânica. Este liberou energia equivalente a aproximadamente 1 GtonTNT (4,2 EJ), três mil vezes maior que a erupção do Monte Saint Helens em 1980. De acordo com Ambrose, isto reduziu a temperatura média global em 5 graus Celsius (9 graus Fahrenheit) por vários anos e pode ter provocado uma idade do gelo. De acordo com Robock, Toba não provocou uma idade do gelo, embora possa ter precipitado uma idade do gelo que estava começando. Mas a simulação de Robock demonstrou uma redução da temperatura global no terceiro ano após a erupção de até 15°C (6 Gt SO2/ 300x Pinatubo). Sendo 4.9°C/ 1,000 m o gradiente adiabático do ar saturado acima de 0°C, isso significaria que a linha das árvores e a linha da neve estaria por volta de 3,000 m mais abaixo.
Ambrose postulou que esta alteração ambiental criou um "gargalo" populacional nas várias espécies que existiam aquele tempo; isto resultou em acelerada diferenciação de populações humanas isoladas, eventualmente conduzindo à extinção de todas as outras espécies humanas exceto as duas variedades que tornaram-se os Neandertais (H. neanderthalensis) e os humanos modernos (H. sapiens).


Explosão do Vulcão Toba teria sido vista do espaço.O Adão bíblico tem explicações cientificas. Pesquisas indicam que toda a população humana saiu de um número entre mil e dez mil casais. A população humana seria enorme até que uma mega-catástrofe extinguiu quase toda a população da Terra, a explosão do vulcão Toba na Indonésia.




fonte:http://pt.wikipedia.org/wiki/Teoria_da_cat%C3%A1strofe_de_Toba

Carnaval.......???


Todos os feriados eclesiásticos são calculados em função da data da Páscoa, com exceção do Natal. Como o domingo de Páscoa ocorre no primeiro domingo após a primeira lua cheia que se verificar a partir do equinócio da primavera (no hemisfério norte) ou do equinócio do outono (no hemisfério sul), e a sexta-feira da Paixão é a que antecede o Domingo de Páscoa, então a terça-feira de Carnaval ocorre 47 dias antes da Páscoa.



Carnaval é um período de festas regidas pelo ano lunar no cristianismo da Idade Média. O período do carnaval era marcado pelo "adeus à carne" ou "carne vale" dando origem ao termo "carnaval". Durante o período do carnaval havia uma grande concentração de festejos populares. Cada cidade brincava a seu modo, de acordo com seus costumes. O carnaval moderno, feito de desfiles e fantasias, é produto da sociedade vitoriana do século XIX. A cidade de Paris foi o principal modelo exportador da festa carnavalesca para o mundo. Cidades como Nice, Nova Orleans, Toronto e Rio de Janeiro se inspirariam no carnaval parisiense para implantar suas novas festas carnavalescas. Já o Rio de Janeiro criou e exportou o estilo de fazer carnaval com desfiles de escolas de samba para outras cidades do mundo, como São Paulo, Tóquio e Helsinque, capital da Finlândia.


A festa carnavalesca surgiu a partir da implantação, no século XI, da Semana Santa pela Igreja Católica, antecedida por quarenta dias de jejum, a Quaresma. Esse longo período de privações acabaria por incentivar a reunião de diversas festividades nos dias que antecediam a Quarta-feira de Cinzas, o primeiro dia da Quaresma. A palavra "carnaval" está, desse modo, relacionada com a ideia de deleite dos prazeres da carne marcado pela expressão "carnis valles", que, acabou por formar a palavra "carnaval", sendo que "carnis" do grego significa carne e "valles" significa prazeres

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

A fantástica jornada de Ed Stafford pelo rio Amazonas


“Todo mundo me disse que era impossível, e isso me fez querer provar que eles estão errados.”


O que te faz levantar da cama todos os dias? O que, de fato, faz você ignorar as dificuldades e seguir em frente? Antes que vocês respondam, porém, conheçam a história do explorador britânico Ed Stafford, 34 anos, que completou uma das maiores aventuras de que se tem notícia na Idade Moderna.
Stafford, um ex-capitão do Exército Britânico, com passagem pela missão da ONU no Afeganistão, começou no dia 2 de abril de 2008 um projeto considerado impossível por muitos: caminhar ao longo de toda a extensão do Rio Amazonas, partindo da nascente, no Peru, e terminando na foz, no Brasil, mais precisamente no Estado do Pará. Em 9 de agosto de 2010 a missão foi cumprida.
Confira essa aventura em:http://pt.walkingtheamazon.com/

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Telescópio Kepler pode ter encontrado 54 planetas na zona habitável


O anúncio da descoberta de um incrível sistema planetário com seis planetas pode ter eclipsado os achados mais significativos feitos pelo Telescópio Espacial Kepler.
O fato é que a equipe científica do Kepler anunciou também a descoberta de mais de 1.200 "candidatos a planetas", sendo que 68 do tamanho aproximado da Terra e nada menos do 54 dentro da zona habitável.
Como já havia sido previsto pelos cientistas, o telescópio pode ter encontrado também exoplanetas que possuem luas com condições de abrigar a vida.
Outras Terras
"Nós passamos de zero para 68 candidatos a planeta do tamanho da Terra e de zero para 54 candidatos na zona habitável, uma região onde pode existir água líquida na superfície de um planeta. Alguns candidatos até podem ter luas com água líquida," resumiu William Borucki, do Centro de Pesquisas Ames, da NASA e pesquisador da missão Kepler.
"Cinco dos candidatos planetários são simultaneamente de dimensões comparáveis à da Terra e com órbita na zona habitável de suas estrelas-mãe," revelou o cientista.
Candidatos a planeta são achados que requerem observações subsequentes para confirmar se são planetas reais.
"Nós encontramos mais de mil e duzentos candidatos a planetas - isso é mais do que todos os exoplanetas encontrados até hoje," disse Borucki. "Neste momento eles são apenas candidatos, mas a maioria deles, estou convencido, será confirmada como planetas nos próximos meses e anos."
O primeiro planeta fora do Sistema Solar - exoplaneta ou planeta extrassolar - foi descoberto em 1995.


Descobertas do Kepler
Veja um resumo das descobertas anunciadas ontem pela equipe do telescópio Kepler:
1.235 candidatos a planeta
662 com dimensões semelhantes à de Netuno
288 "super-Terras", entre 1,25 e 2 vezes o tamanho da Terra
184 gigantes gasosos, 165 do tamanho aproximado de Júpiter e 19 maiores do que Júpiter
170 possíveis sistemas multiplanetários, com dois ou mais candidatos orbitando a mesma estrela
68 "exo-Terras", com dimensões até 1,25 vez o tamanho da Terra
54 "exo-Terras" circulando na zona habitável ao redor de suas estrelas, podendo ter água em estado líquido em suas superfícies
5 ao mesmo tempo do tamanho da Terra e orbitando na zona habitável
Estes dados são baseados nos resultados das observações realizadas de 12 Maio até 17 de Setembro de 2009, de mais de 156.000 estrelas no campo de visão do Kepler, que abrange cerca de 1/400 do céu.


Milhões de planetas
"O fato de que encontramos tantos candidatos a planeta em uma fração tão pequena do céu sugere que há incontáveis planetas orbitando estrelas como o nosso Sol em nossa galáxia."



quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Nasa descobre 6 planetas que orbitam estrela similar ao Sol



A Nasa anunciou nesta quarta-feira o descobrimento, graças aos dados do telescópio espacial Kepler, de seis pequenos planetas que orbitam ao redor de uma estrela semelhante ao Sol. Os planetas são formados por uma mistura de rochas e gases, possivelmente incluindo água. O sistema planetário está distante 2 mil anos-luz da Terra.


sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Deserto do Atacama, no Chile, abrigará o maior telescópio do mundo


Colina Armazones, onde será erguido complexo, tem 3.060 m de altura. Instalação do E-ELT, com 42 m de diâmetro, deve ser concluída em 2018.
O deserto do Atacama, no Chile, foi escolhido como o local para a instalação de um telescópio europeu de 42 metros de diâmetro, o European Extremely Large Telescope (E-ELT). O anúncio foi feito hoje (26/04/2010) pela Organização Europeia para Pesquisa Astronômica no Hemisfério Sul (ESO) em comunicado divulgado em Garching, no sul da Alemanha.
Cinco países – Espanha, Marrocos, África do Sul, Argentina e Chile – competiam para abrigar o telescópio óptico, com custo estimado em 1 bilhão de euros (R$ 2,3 bilhões).


Entre os fatores que infuenciaram a decisão de escolher o local estão a qualidade da atmosfera e o custo da construção. A colina Armazones, onde será colocado o telescópio, no orte do país, tem 3.060 metros e fica a 20 quilômetros da colina Paranal, onde funciona o antecessor do E-ELT. O sítio garante mais de 320 noites claras por ano e o governo do país ofereceu, além disso, um amplo perímetro de terreno em torno da futura instalação científica, a fim de evitar qualquer tipo de poluição luminosa, no caso de eventuais assentamentos de minas na região.
O diretor-geral da ESO, Tim de Zeeuw, qualificou o desenvolvimento do telescópio gigante como um marco no avanço do conhecimento astronômico.
Os cientistas querem, com o E-ELT, abordar muitos dos problemas astronômicos ainda não resolvidos e têm a esperança de que o observatório termine por revolucionar a percepção do universo de maneira similar ao que foi feito pelas observações de Galileu há 400 anos.


O espelho de 42 metros de diâmetro tornará o E-ELT 15 vezes mais potente que os telescópios mais potentes de hoje e, segundo o ESO, o observatório produzirá imagens 15 vezes mais nítidas que as do telescópio Hubble – que, porém, tem a vantagem de operar livre da interferência da atmosfera terrestre.


segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Aprender Fazendo



Na data 06 de Dezembro de 2010 Aldair Luis Fischer da equipe do COSMOSFISCHER, esteve no Colégio Estadual Conego Albino Juchem. Aldair foi a convite dos alunos para falar um pouco sobre o céu e sobre como funcionam os telescópios. A palestra foi dada a turma 206 do turno da noite. Segundo os professores se tratou de um momento histórico naquele colégio, pois era a primeira vez que alguém que estuda o ''Cosmos" se dispõem a vir ao colégio,voluntariamente, e ainda deixa um material (DVD) para a biblioteca do colégio. Após a palestra , Aldair os professores e os alunos se dirigiram a localidade de Bela Vista onde foi feita uma vigília astronômica.
Aldair foi convidado para este ano de 2011, a continuar a dar palestras de astronomia aos alunos.