domingo, 16 de maio de 2010

Crimes contra Gaya

Castle Bravo

A Castle Bravo foi uma das maiores bombas termonucleares já contruidas pelos Estados Unidos.
A sua reação nuclear gerou uma explosão equivalente a 15.000.000 de toneladas de TNT (Explosivo Trinitrotolueno) . Foi superada pela, também norte-americana, B41, que está fora de operação, e tinha de 25 Megatons e pela sovietica Tsar Bomba de 50 megatons, esta ultima a maior arma nuclear produzida e detonada pelo homem.


Era previsto apenas 6 megatons de rendimento para o teste Bravo, porem o seu rendimento foi duas vezes e meia maior que o previsto, por conseqüência sua nuvem de cogumelo teve 40 km de altura e 100 km de diâmetro, depois da detonação, o vento (que foi informado ao governo momentos antes da detonção, havia mudado de direção e chegaria ao continente, mais o E.U.A movido pela ignorância prosseguiu.) lançou as cinzas nucleares que se espalharam e contaminaram partes da Índia, Austrália, Europa, Japão, E.U.A e quase todas as ilhas da Oceania.



Tsar Bonba

Tsar Bomba (ou Царь-бомба, em russo, literalmente "Bomba-Tsar"), é o nome ocidental da RDS-220, a mais potente arma nuclear já detonada. Desenvolvida pela União Soviética, a bomba de 57 megatons (equivalente a 57 milhões de toneladas de dinamite) levava o nome-código de “Ivan”, (em russo: Иван), dado pelos seus desenvolvedores.
A bomba foi testada em 30 de outubro de 1961, em Nova Zembla, uma ilha no oceano Ártico. O dispositivo foi reduzido de seu design original de 100 megatons para minimizar a escala de destruição
A Tsar Bomba foi detonada às 11h32, aproximadamente 73.85° N 54.50° E sobre o campo de testes na Baía de Mityushikha, ao norte do Círculo polar ártico na ilha de Nova Zembla. Ela foi lançada de uma altitude de 10 500 metros, e programada para detonar a 4000 metros acima da superfície terrestre (4200 metros acima do nível do mar) por sensores barométricos.
A bola de fogo gerada pela explosão tocou o solo e quase alcançou a mesma altitude do avião bombardeiro, podendo ser vista a mais de 1.000 km de distância. O calor gerado poderia causar queimadura de 3º Grau em uma pessoa que estivesse a 100 km de distância. A nuvem em forma de cogumelo que se seguiu chegou a 60 km de altura e algo em torno de 35 km de largura. A explosão pôde ser vista e também sentida na Finlândia, tendo até mesmo quebrado algumas janelas por lá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário