segunda-feira, 7 de junho de 2010

Arqueólogos na Bósnia estão escavando o que acreditam ser uma pirâmide oculta dentro de um morro.



16 de abril, 2006 -




Semir Osmanagic, que comanda a equipe de arqueólogos, foi quem primeiro defendeu a tese de que o morro conhecido como Visocica, de 650 metros, situado próximo ao vale Visoko, poderia abrigar uma pirâmide.
As escavações iniciais revelaram que dentro do morro existe uma entrada estreita que conduziria a uma rede subterrânea de túneis.
Uma equipe reunindo trabalhadores de uma mina de carvão local, arqueólogos e geólogos examinou o túnel, que teria 3,8 quilômetros de comprimento.

Feito pelo homem

A equipe descobriu que o túnel bifurca em outros dois, um voltado para a esquerda, o outro, para a direita. Eles concluíram que a rede de túneis teria sido uma criação humana, não um fenômeno da natureza.
"Isto definitivamente não é uma formação natural," afirmou a geóloga Nadja Nukic.
Imagens satelitais revelaram outros dois morros em formato piramidal, no vale Visoko. Arqueólogos acreditam que os túneis poderiam ligar as diferentes pirâmides.
A equipe que vem trabalhando na escavação descobriu também uma entrada que consiste em um platô pavimentado e grandes blocos de pedra que poderiam formar a superfície externa da pirâmide.
Caso seja confirmado que o sítio arqueológico de fato possui pirâmides, estas seriam as primeiras a ser descobertas na Europa.





Nenhum comentário:

Postar um comentário